Separe-se – Vai Valer a Pena!


Josué 3:5 Santificai-vos, porque amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós.

Amanhã Deus fará grandes coisas em sua vida! Dia após dia Deus fará maravilhas em sua vida.
Iniciamos nosso estudo em:


Josué capitulo 1:1-7
1-Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
2-"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
3-Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.
4-Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.
5-Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
6-"Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
7- Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar


Amandos, Deus primeiramente, antes de nos fazer conquistar uma promessa, algo que Ele tem para nós, Ele nos pede 1º que nos preparemos para receber.

Devemos estar aptos para possuir aquilo que Ele tem para nós.
Por exemplo, você pode querer  um emprego novo, uma esposa/marido, aumento de salário, um carro, ou algo que Deus te prometeu e que você esta esperando, aguardando...
Mas saiba, isso já está pronto, Deus já realizou isso, se você ainda não recebeu é porque não esta PREPARADO para receber.
Quantas pessoas pediram um carro pra Deus para poder freqüentar mais a igreja, e depois que Deus deu um carro, elas se desviram e deixaram de ir na igreja? Muitas... Eu  fui um desses, com 18 anos, pela minha força comprei um carro.. Desde os meus 12 anos até 17 anos ia na Igreja a pé.. E olha que dava uns 3 a 4 kilometros... Pedi um carro, na minha força comprei, e quando comprei quis curtir a vida.. deixei Deus..
Reflita, veja, porque você não recebeu a promessa?.. será que você esta preparado para receber? Se você receber, isso aproximaria você de Deus ou afastaria?

Em . Tiago 1:25 Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
Amados, Todos temos promessas de Deus em nossa vida....Você tem algo para receber de Deus.. esta esperando.  Deus te dará.. fica tranqüilo... Mas para isso devemos Obedecer sem questionar.  Assim como Deus Promete Ele pede obediência e perseverança.
Devemos Perseverar = continuar acreditando naquilo que Deus falou.
Como na bíblia fala: Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa. Se ele falou, Ele vai cumprir.

Assim como Josué recebeu a promessa, a instrução, a palavra de Deus e instruiu ao Povo, assim sou Eu.
Eu recebi esta palavra, e eu compartilho / instruo hoje todos aqui.
Veja no versículo 10 e 11 Josué ordena ao povo:
10 - Assim Josué ordenou aos oficiais do povo:
11 - "Percorram o acampamento e ordenem ao povo que preparem as provisões. Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto para entrar e tomar posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá".
Assim como Deus me instruiu eu também instruo a todos.


Sabe, Deus te prometeu, mas você tem visto o inimigo naquela terra que é tua por direito, você tem visto o inimigo agindo, o inimigo com aquilo que você Sabe que é teu. Mas saiba, Deus prometeu esta “terra” a você, e Ele te dará e te fará conquistar, tirar das mãos do inimigo, expulsá-lo daquilo que é teu.
Em Josué 3:5 Josué fala ao povo:
5-Santificai-vos, porque amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós.
Josué pede ao povo que se santifique, que se prepare para entrar na terra, para começar o processo de benção de Deus sobre eles.
Em Josué 15:16 diz assim: ...”Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus PÉS TOCARAM AS AGUAS, a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância”...
Resumindo o Capitulo 3: Atravessam o rio Jordão em terra seca e foram em direção a terra prometida. Ficaram em gilgal na planície de jerico.
E no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã.

Neste ano... Você comerá do fruto desta terra que Deus te prometeu.. Saiba... Este ano você conquistará esta promessa...

Amados, mas para conquistar você precisa CONFIAR, e alem de confiar, você precisa AGIR.

Mas onde e como agir?

O povo ouviu, obedeceu, se preparou e se santificou,

Deus da estratégias pra que possamos tomar posso da promessa que Ele nos fez.

Amados.. Vejo aqui na vida deste povo, a nossa vida... Sabe, já vivemos milagres de Deus em nossa vida, já vimos Deus fazer grandes coisas... Já atravessamos o Rio sem nossos pés se molhar... Você já aceitou a Cristo, ou já recebeu um milagre, um favor de Deus.. 2, 3, 4 milagres.. Deus já fez grandes coisas na sua vida... Mas saiba... Ele tem mais... A vida com Deus é PROSPERA.. Ela não para.. não é monótona,,, a vida e o crescimento com Deus é continuo.

O Povo tinha atravessado o rio Jordão, o povo viveu um milagre, chegou a terra prometia, comeu do fruto naquele Ano, mas aquilo que Deus havia prometido era conquistar TODA A TERRA....

Em Josué: Capitulo 6:1-5
1 - Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava.
2 - Então o Senhor disse a Josué: "Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra.
3 - Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias.
4 - Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas.
5 - Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver".


Queridos amigos e amigas, Da mesma maneira que Deus promete ele também prove os recursos necessários para que você alcance a promessa.

A idéia pode parecer ridícula, sem nexo, sem fundamento, ou algo que você nunca viu alguém usar como estratégia.

A questão é obedecer.

Preste atenção na estratégia que Deus deu ao povo... Marchar em volta e dar um grito... Convenhamos que se você reuniar um numero gigante de pessoas pra gritar não vai cair muro nenhum de lugar algum... O que Deus pede aqui ao povo é confiança na estratégia que Ele deu... Pois não era pra confiar neles, mas em Deus...
Então Antes de atacarem, Deus deu uma Advertência:
Josué 6:18 Ler
Mas fiquem longe das coisas consagradas, não se apossem de nenhuma delas, para que não sejam destruídos. Do contrário trarão destruição e desgraça ao acampamento de Israel.

E então, obedecendo, crendo e agindo segundo a estratégia de Deus: Assim como Deus promete Ele cumpre.
6:20 Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas e do forte grito o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava e tomaram a cidade.

6:24 Depois incendiaram a cidade inteira e tudo o que nela havia, mas entregaram a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro ao tesouro do santuário do senhor.
Deus te prometeu a terra e a entregará em suas mãos PURA, passada pelo fogo, para que nada fique e nem tenha nada com o inimigo


AGORA É ONDE EU QUERO CHEGAR

Capitulo 7 – Ler
1 - Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.

2 - Sucedeu que Josué enviou homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou-lhes: "Subam e espionem a região". Os homens subiram e espionaram Ai.

3 - Quando voltaram a Josué, disseram: "Não é preciso que todos avancem contra Ai. Envie uns dois ou três mil homens para atacá-la. Não canse todo o exército, pois eles são poucos".

4 - Por isso cerca de três mil homens atacaram a cidade; mas os homens de Ai os puseram em fuga,

5 - chegando a matar trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde a porta da cidade até Sebarim, e os feriram na descida. Diante disso o povo desanimou-se completamente.


Amados... este povo estava confiante, tinham acabado de atravessar o rio Jordão a seco, comido do fruto da terra prometida, tinham acabado de ver o muro cair apenas com o grito deles, e agora.. estavam ORGULHOSOS, estavam cheios de si e confiaram no braço deles. Subestimaram o inimigo.

Foram infiéis, tornaram-se orgulhosos, e por isso foram perseguidos pelos inimigos e tiveram que fugir... pois a presença de Deus não estava com eles.

NÃO SUBESTIME A FORÇA DO INIMIGO
Vemos no versículo 3 claramente a soberba deles... Mas por onde entrou esta soberba? Pelo pecado.. pois haviam se apossado de coisas consagradas que estavam em Jerico.

7:10 O Senhor disse a Josué:”levante-se! Porque você esta ai prostrado? Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se das coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus Bens.

O QUE VOCÊ TEM PERMITIDO E COLOCADO ENTRE SEUS BENS QUE É CONSAGRADO A OUTROS DEUSES?

NÃO SUBESTIME A FORÇA DO INIMIGO

Será que é: Novelas? Musicas do Mundo? Ouvir radio com programação do mundo? Revistas com conteúdos mundanos? Filmes? Desenhos? Roupas? Bebidas? Comidas? Imagens? Internet? Conversas? Murmuração? Mentira? Rebeldia?

A única coisas que é do  Diabo é a mentira, porem existem coisas que foram criadas com intenção de instalar nas pessoas o comportamento de rebeldia e desobediência a palavra de Deus.

Lembre-se, temos que ser Luz e não trevas. Temos que ser diferentes do mundo sim... Ex: Jesus

O nosso pecado influencia diretamente ou indiretamente em todos aqueles que estão a nossa volta.

Em Josué 7:1 Deus mostra a conseqüência do pecado:
“Mas os israelitas foram infiéis com relação as coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se CONTRA ISRAEL

Amados a ira do Senhor se acende CONTRA ISRAEL, pelo pecado de alguns, todo o povo se prejudicou e foi envergonhado....

Queremos que nossa família e amigos se convertam mas nosso comportamento é igual ao deles.

O que te difere das pessoas não é  "ir na igreja", mas sim o quanto você obedece e se separa para Deus.

Queremos que na nossa casa haja o favor de Deus?
Santificai-vos, porque amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós.

Queremos que nosso nosso trabalho seja transformado?

Santificai-vos, porque amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós.

Queremos que uma circunstância seja tranformada?
Santificai-vos, porque amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós.

Queremos o favor de deus em nossa vida?
Santificai-vos, porque amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós.

Santificar-se É não compactuar com nada do mundo. Se NÃO vem de Deus... Não aceite.


Deixemos as coisas consagradas, abandonemos o pecado e aquilo que muitas vezes não parece pecado. Mas que no fundo sabemos que não agrada a Deus.
Sabemos que aquilo não vem de Deus e o que ali esta sendo feito não é de Deus.
Eu, por algum tempo, resisti em deixar um pecado, mas que na bíblia não diz que é pecado: ouvir musicas do mundo.
Sim, na biblia não fala nada sobre ouvir musicas do mundo, porém, cada vez que eu ouvia me dava saudade de sair, de dançar, de fumar, de beber e outros pensamentos mundanos... Então aquilo afastava a presença de Deus da minha vida.. aquilo me trazia opressão no coração... na mente... Até que eu entendi que, embora não parecesse pecado, aquilo não fazia bem para mim. Amados.. Nós estamos tão perto de Deus o quanto ESCOLHEMOS ESTAR.

Você acha que a presença de Deus esta com você quando você assiste novela? Não esta, pois Deus diz na palavra, onde há luz não a trevas e vice e versa.

Em 1 Corinthios 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

Em II Timóteo 3:1-9 Paulo alerta que Haverá nos últimos dias tempos difíceis como nunca houve antes.

Em 2 Coríntios 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Em Lucas 21:34 "Tenham cuidado para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente."

Em Daniel 12:4 E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

Sim, o mundo esta cada vez mais atraente, com coisas e lugares mais e mais apelativas... Mas devemos nos manter firmes, se separar para Deus... devemos nos SANTIFICAR pois somente quando nos santificarmos e estivermos preparados para receber a promessa, a receberemos.

Em Provérbios 19:20 Deus diz:  “Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.”

Não existe o meio termo... ou você agrada a Deus ou agrada o Inimigo.
Temos que parar de tentar viver no limite do pecado... o que do mundo que eu posso aproveitar que não é pecado...

2 Crônicas 20:20 Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;


Amados, eu sou um profeta de Deus sim, e profetizo a palavra dEle sobre sua vida: Santifique-se e amanhã Deus fará maravilhas no meio da sua casa, no meio da sua família, no meio do seu trabalho, faculdade, nos seus negócios..... na SUA VIDA

Vai valer a pena se separar para Deus.

Ore comigo assim: Deus, agradeço por este dia, pela sua palavra vinda até minha vida. Pai me perdoa por compactuar com coisas do mundo. Te agradeço pelo entendimento hoje trazido através desta palavra. Que o Senhor tenha encontrado em mim um solo fértil e estas palavras possam frutificar em minha vida. Pai me revela aquilo que é pecado, aquilo que devo abandonar e me fortalece para que eu realmente me separe para ti, para que eu abandone tudo o que é do mundo e viva verdadeiramente a sua vontade.
Deus, em nome de Jesus eu recebo e creio em meu coração nestas palavras profetizadas em minha vida hoje Em nome de Jesus Amém .

Comentários

  1. Anônimo24/5/11

    graça e paz!louvado seja o nome de jesus ,palavra abençoada e libertadora seja sempre usado assim por ele...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25/5/11

    Louvado seja o nome do Senhor.....palavra que tocou profundamente ao meu coração.

    Que o Senhor continue te usando poderosamente.

    Deus te abençoe e te guarde grandemente.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo25/5/11

    Pastor, a paz!!!
    Recebo no Nome de Jesus!
    Louvo a Deus por existir homens com vc!
    Te desejo sucesso, mas nao um sucesso como o mundo esta acostumado ver, mas um sucesso no Céu onde Vai Valer a Pena, onde o Senhor vai te dizer:
    Servo bom e fiel, entra no gozo do seu Senhor!!!
    Aleluia Deus te abençoe muito!!
    By: Bruno Ricardo @BruuNo00br
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário